Uso porque é excelente!

Eu Recomendo

domingo, 26 de maio de 2013

A arte de ser artesão!

Oi pessoal tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Eu por aqui... uma correria danada mais vou deixar a partir de hoje, as matérias que fiz pra um jornal aqui da muinha cidade, O Jornal de Itatiba.
São matérias com assuntos que acho interessantes e pertinentes, e que compartilho com todos.
Espero que gostem!




A ARTE DE SER UM ARTESÃO
Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática. No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de caráter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato, a partir do qual ele obtém a sua renda.
Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:
Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produzem peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, etc.
Artesão é aquele que usa basicamente três órgãos pessoais:
A mente para criar, as mãos para executar e o coração para dar à peça artesanal, sua característica própria, sua personalidade, sua identidade; não importa a matéria usada (bruta ou transformada). Hoje pela correria do dia a dia, e pela anciã em se estabelecer no mercado, e faturar com o artesanato, para sua própria subsistência, os artesãos muito pouco criam, se inspiram em outras obras, e a maioria copia traços e técnica, agregam apenas sua identidade pessoal, como escolha de cores, e imagens.
Artesão é aquele indivíduo que cria que transforma a matéria em uma peça artesanal (cultural, tradicional ou moderna, atual) e dar a cada peça, sua característica única.
Artesanato é o resultado final desse ato.
A profissão de artesão é uma das mais belas e mais antiga do mundo, transmitir essa arte, realmente não é uma tarefa simples, principalmente porque somos imperfeitos, e cada um de nós, maravilhosamente, tem suas características e personalidade, alguns, tem no seu DNA a arte de transmitir e não se sente ameaçado por ensinar, a quem amanhã, poderá com sua ajuda, se tornar também um artesão professor. Outros simplesmente omitem o chamado “pulo do gato”, e por ai vai...
O que realmente importa, é que você que busca uma atividade, seja ela para seu laser, ou terapia, ou você que busca no artesanato uma profissão, ou uma ocupação remunerada, busquem informações, busquem técnicas, e se deixem levar por essa área intelectualmente, incrível, e prazerosa, que é fazer arte, e ser artesão!
Elaine Perine

Artesã


Pintura a frio em porcelana

Pintura country





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se á vontade para comentar, sua mensagem é muito importante para mim!

Veja mais estes...

Related Posts with Thumbnails