Uso porque é excelente!

Eu Recomendo

Dicas e truques




































Aqui vou deixar dicas e truques que usamos no nosso dia a dia, probleminhas conhecidos e de fácil solução, para que possamos te-las á mão sempre que precisarmos. É só consultar, espero que gostem e utilizem!
























Bom gente acho bastante oportuno deixar aqui algumas das palavras que mais ouvimos falar, dentro do artesanato, e nem todos (as) sabem o que significam, ou esquecem, então se houver alguma dúvida, usem este arquivo sempre que precisarem ok! No antigo site da Gato Preto é que tinha um glossário assim e eu faz muito tempo copiei, porque achei importante, agora transfiro pra vocês aqui, espero que aproveitem!

Acabamento – é a última camada de tinta, verniz ou cera aplicada em um trabalho.

Adesão – propriedade de uma tinta, massa ou verniz de se fixar a base onde serão aplicados.

Aguada- uma camada de tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder sua cor.

Aguarrás – Solvente geralmente usado na limpeza de pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta, na execução de determinadas técnicas.

Alastramento – propriedade de se alastrar de uma tinta ou verniz, sem formar acúmulos, marcas do pincel. Geralmente se pode corrigir a capacidade de alastramento de uma tinta ou verniz, tornando-os mais líquidos com a adição do diluente apropriado.

Aquarelada – É como chamamos as pinturas feitas em tons suaves.
Base – (base coat) É a demão que prepara e deixa uniforme a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa base para artesanato (mais indicada, pois foi especialmente formulada para esse fim), ou a tinta branca.



Canalboat – Também conhecida como “pintura de barco” ou “ Van Dyking”, é o mais famoso estilo de pintura decorativa  inglesa e foi criado para decorar os barcos que navegavam pelos canais fluviais desde o século 18, daí o nome ( barco canal).

Carga dupla – é colocar duas cores de tinta, uma em cada ponta das cerdas de um pincel ( chato ou angular). A carga dupla é muito usada na técnica “ one Stroke”.

Carregar – Colocar muita tinta no pincel.

Casario – Pintura que retrata paisagens com casario e igrejas.

Ceras – São usadas para proteger a superfície pintada ou não da madeira, quando não se quer envernizar. Podem ser usadas ceras caseiras, ceras de carros ou cera de carnaúba, desde que sejam de boa qualidade, em pasta e incolor, conferem á peça um brilho acetinado.

Cobertura – Propriedade de uma tinta tem de cobrir a camada anterior. Tintas com boa cobertura, não necessitam de muitas demãos, está ligada a opacidade da tinta, ou seja, quanto mais clara a cor, mais demãos você precisará para ter bom acabamento.

                 








































































































































































































































































































































































































































































Um comentário:

  1. Cheguei agora, sou o número 50. Eu achei que já estava, rsrs. Que venham muitas e muitas depois de mim. Bjs.

    ResponderExcluir

Sinta-se á vontade para comentar, sua mensagem é muito importante para mim!

Veja mais estes...

Related Posts with Thumbnails